quinta-feira, 3 de abril de 2014

Menos é Mais?? É Verdade!!! 

 
 
 
 
Pois é, ontem não vim cá. Tive um jantar de aniversário e quando cheguei já não vim escrever.
 
Ontem o dia foi mais ou menos superado.. Limpei o Wc com aldrabice, ou seja, varri e lavei as louças mas não lavei o chão! Podia ter sido pior, podia não ter feito nada, por isso...
 
Limpei também o pó ao quarto e varri o chão. A cama foi feita e a loiça arrumada. Nada mau!
 
Hoje, foi dia de batota também, a cama feita, loiça arrumada, lixo despejado, mas.. não limpei o pó da sala.. Estupidamente porque até dei por mim a olhar para a sala e a pensar: "Bolas, são só 10minutos, a sala é pequena e nem está atafulhada de móveis e bibelôs.. bom, na verdade ainda está um pouco atulhada de bibelôs para meu gosto mas isso há-de resolver-se.. Mas vá, faz!".
 
Mas não fiz, quero ver se faço amanhã. De qualquer maneira, tenho tentado ao máximo não passar o dia a chicotear-me pelo que deixei por fazer, talvez o facto de não andar a deixar tudo por fazer mas sim só algumas coisas por fazer também ajude, porque, acabo sempre o dia a ver que alguma coisa foi feita.
 
Agora, vamos a outra conversa.
 
Tenho andado a ler um livro (ou parte dele, ainda não percebi bem, porque foi uma tradução que publicaram e eu saquei por isso acho que é só parte dele) que se chama "Zen to Done" ou mais conhecido como o método ZTD. Na verdade, acho que vou ter que reler isto novamente, porque não tenho consegui encontrar silêncio suficiente para me concentrar verdadeiramente no momento em que estou a ler, mas pronto.
 
Estou a pensar adoptar algumas partes deste sistema, aquelas que eu considerar que são realmente úteis, práticas e necessárias para a minha vida.. mas ao mesmo tempo deparo-me com um pequeno pormenor na minha vida.
 
Estou desempregada, e para quem está na mesma situação sabe que a falta de horários provoca em nós uma não necessidade de rotinas pois temos "todo o tempo do mundo". E por mais que eu me tente obrigar a ter alguns horários mínimos, como exemplo disso, o levantar-me sempre à mesma hora e de preferência cedo, não é fácil. Porquê?
 
Pronto, eu também confesso que o ser preguiçosa de defeito e muito dorminhoca não contribui grande coisa! Mas não só, através desta leitura estou também a descobrir que provavelmente estou a tentar focar-me em demasiadas mudanças ao mesmo tempo, levando-me na realidade a não conseguir atingir nenhuma delas.
 
Eu quero:
 
- Ser minimalista (dentro daquilo que é para mim o Minimalismo, pois é diferente para todos nós);
 
- Ser mais amiga do ambiente (diminuindo os produtos químicos que consumo, consumindo mais vegetais e menos carne, etc...);
 
- Ser mais calma e sair desta depressão;
 
- Ser melhor dona de casa;
 
- Ser melhor cozinheira e cozinhar todos os dias;
 
Eu quero, quero e continuo a querer.. Mas meus amigos, tenho-vos a dizer que de tantos objectivos e quereres meus, nada tenho feito.. ou melhor, até tenho feito um pouco em todos os pontos, o que me faz não conseguir terminar ou completar ou sentir que já estou a fazer tudo o que está ao meu alcance em relação a qualquer um dos pontos acima referidos.
 
Então eu estou a aprender que quando queremos mudar hábitos e/ou adquirir novos, devemos focar-nos em um hábito de cada vez e dedicar-lhe no mínimo 30dias para que esse hábito se entranhe em nós, no nossos dia a dia e na nossa automatização da rotina.
 
Daí o título deste "post".. Menos é mais!
 
Tenho tentado escolher qual o habito em que me quero focar primeiro, mas ainda não decidi. Quando decidir, eu "apito" :D
 
 
 
Muito Obrigada Leitores
 
 
Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário