terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Frio VS. Depressão

 
 
Está frio. Muiiiiiiiiiiiiiiito Frio!!!

E se eu já não sou, por personalidade própria, uma pessoa muito positiva, este tempo não ajuda nada.

Esta é uma parte da minha vida que eu ainda aqui não partilhei. Encontro-me a atravessar uma fase bastante complicada, em que me sinto em conflito com todo o Mundo e comigo própria!

Estou (penso eu) com a tão "famosa" mas nada positiva doença da "moda".. ou seja, Depressão!
Já fui a uma psicóloga, e nada deu! Queria mesmo lutar contra isto sem o uso de medicamentos, porquê sujeitar-me a tal sofrimento de tentar combater uma doença psicológica com truques psicológicos visto que, o meu psicológico não está saudável?? Porque, se eu assim ando sem químicos que nos controlam o cérebro, nos desfazem a alma e nos tornam apáticos.. então com essa medicação eu tornar-me-ia em pólvora e já não recuperaria a minha vida naturalmente.

Se querem saber um pouco mais sobre mim, sou uma jovem de 23 anos que já atravessei uma depressão (provavelmente mal curada) com apenas 17anos de idade! Estive 6meses "enclausurada" no meu quarto com um pano grosso na janela de maneira a não deixar entrar a luz no meu quarto.. Acordava quando entravam pelo meu quarto dentro, com um tabuleiro na mão preenchido com o meu pequeno-almoço, almoço, jantar ou ceia!

Dali eu não saía, dali ninguém me tirava!

Levantava-me para fazer xixi (lamento a expressão), e tomava para aí 1 banho de 2 em 2 semanas (é lamentável mas é verdade!).

Se foi o mais correto ou não? Se foi a melhor solução ou não? Até hoje não sei.. Ao fim desses 6 meses de clausura, não tinha as normais capacidades humanas de encarar a vida, a realidade.. aliás, nem a luz do dia! Sair à rua era impensável.. era acompanhada e bem segura pelo braço. Toda eu tremia, tinha palpitações, grandes dificuldades de respiração, quase desmaiava cada vez que saía. Bom, diga-mos que na verdade, inicialmente após esses 6 meses eu só saía para consultas de rotina.. nada de ajuda para a depressão. Bom, com o tempo tudo se foi compondo (acho eu), fiz 18 anos e fui trabalhar.. Adivinhem.. Para um Centro Comercial.. Logo no primeiro dia quase desmaiei na caixa, porquê?

1º - O meu primeiro dia do meu primeiro trabalho, significado de nervosismo natural em todas as pessoas, acho eu;

2º - Oh meu deus, ali dentro era sempre de dia fosse que hora fosse, ou seja, demasiadas luzes e demasiado fortes;

3º - Gente, olha mais gente, e outras gentes... GENTE GENTE GENTE!!! Com a qual eu não sei lidar, não quero lidar, prefiro evitar.. mas adivinhem lá outra vez.. Esse era o meu trabalho, tinha que falar com essa mesma GENTE pois era Operadora de Caixa num hipermercado.

Pouco a pouco, lentamente, a minha vida foi-se recompondo (acho eu, da maneira que me encontro hoje, não tenho 100% de certezas que se tenha composto realmente).

Cerca de 5anos depois aqui estou eu, dei inicio a este blog na tentativa que o mesmo funcionasse como um género de terapia para mim... A terapia da escrita. Mas, maioria das vezes não sei sobre o que escrever pois, se for fazer disto o meu diário do dia-a-dia:
 
1º - Maior parte dos dias nada tenho para dizer, pois nada fiz;
 
2º - Não me parece que alguém fosse querer ler.
 
Então o porquê de este meu testamento hoje?? Sobre o meu dia?

Porque hoje eu consigo, daqui a pouco à já quase 1ano que estou assim, mas hoje eu consegui.. passos pequenos, nada de especial.. se calhar demasiado tarde mas consegui.
 
1º - Despertador a tocar às 09h da manhã (costumo dormir até às 13h no mínimo) e colocado em cima de um camiseiro, longe da cama pois é um dos truques que eu descobri nas minhas pesquisas.. despertador longe da cama obriga-nos a levantar para desligar ou pelo menos adiar aquele tão irritante som;
 
2º - Dei meia volta para ir para a cama e gritei comigo mesma: "NÃO! HOJE NÃO! HOJE TU VAIS FICAR ACORDADA À HORA QUE TE PROPUSESTE FICAR!". E assim foi.. Abri os estores, uma aresta na janela para o quarto arejar a cama aberta.

3º - Dirigi-me à sala (erro que saiu caro).. liguei o computador e a t.v.. Pronto! Para lá fiquei até sensivelmente às 14h30... apesar de ter na minha agenda os seguintes afazeres para o dia:
 
- Limpar o wc; - Fazer a cama; - Lavar a loiça; - Mudar a areia da gata; - Comprar papel higiénico e sacos para o lixo; - Dedicar 30minutos a eliminar artigos que tenho na minha pen!

4º - 15h00 parto em aventura para o meio da rua.. Parei num "chinês" e dei-me ao luxo de gastar 2.50euros comigo, ao comprar uma carteira porta-documentos que já era um desejo meu desde o final de 2013. Sigo para baixo, vou comprar o papel higiénico e os sacos para o lixo. Toca de ir para casa!

5º Chego a casa e olho para a sala, sei que não posso lá entrar pois é onde se encontra a t.v e o computador. Não entro! Pego em mim vou lavar a loiça, faço a cama, "arrumo" a roupa suja, mudo a areia da gata, vou despejar a areia suja da gata, limpo a casa de banho, vou ao Lidl comprar uns iogurtes para um familiar meu. Quando dou por mim, pego na minha agenda amarela e na minha lapiseira roxa e começo a "tchecar" - FEITO FEITO FEITO FEITO FEITO FEITO!

A única coisa que hoje ficou por fazer foram os 30 minutos de volta dos artigos da minha pen, mas tal tarefa não me preocupa tendo em conta todas as outras feitas.

HOJE EU GRITO AO MUNDO QUE FUI CAPAZ! QUERO MAIS DIAS ASSIM...

Mas escusam de vir com as frases feitas: "Se queres mais dias assim, só tens que ser assim mais dias" Pois.. quem como eu está com uma depressão também, sabe que nada no nosso dia a dia é assim.. O lema de hoje??

"Um dia de cada vez"

Obrigada Leitores
Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário